Drywall X Alvenaria em 12 Perguntas

1. O drywall é resistente? Há garantia?

O material é super resistente e fácil de instalar, mas não dispensa acompanhamento profissional. As paredes de drywall suportam tranquilamente tremores, vibrações, batidas de portas, choques com móveis, etc. Além disso, passaram por vários testes de desempenho e estão dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A garantia dos fabricantes é de 5 anos em média visando toda sua especificação de instalação para que essa garantia seja concedida e a vida útil das placas pode ser prolongada se o contato com a umidade e impactos diretos forem evitados.

 

2. Posso fixar quadros, nichos e prateleiras diretamente na parede?

Sim. Objetos de até 10 kg podem ser pregados no gesso. De 10 a 18 kg, recomenda-se que sejam instalados diretamente nos perfis metálicos. Itens mais pesados exigem reforço estrutural. Com o devido planejamento, as paredes podem aguentar até 400 kg (lembrando que devem ser feitos reforços dentro das paredes.

É importante lembrar que há parafusos, buchas e reforços específicos para drywall, os únicos apropriados para afixar objetos com segurança.

 

3. É possível instalar portas e sancas?

Perfeitamente. Podemos inserir portas e recortar paredes e forros desde que estes fatores estejam previstos na montagem da construção seca.

 

4. Mas afinal qual a diferença entre drywall e gesso convencional?

A estrutura em aço galvanizado do drywall garante maior resistência quando comparada ao gesso comum, mais frágil à movimentação das edificações.

 

5. O isolamento termoacústico é satisfatório?

Se a camada de isolamento for inserida no drywall dependendo da sua necessidade seja ela acústica ou térmica existem tipos de isolamentos que lhe atendem em uma única necessidade ou em ambas ao mesmo tempo deve se ficar atento a isolamento ideal na hora da compra, os acústicos podem abafar de 38 a 47 decibéis ja os térmicos garantem uma menor troca de calor entre áreas internas e externas. O sistema é eficiente e largamente utilizado em casas de show, cinemas e boates.

 

6. O drywall ajuda a economizar espaço?

Afirmativo, principalmente quando comparadas às paredes comuns. Enquanto o drywall oferece 9 cm de espessura acabada, a alvenaria ocupa de 15 a 25 centímetros, o que pode ser muito significativo especialmente em espaços menores.

 

7. O material é resistente ao fogo?

O gesso acartonado não propaga a chama e apresenta resistência à condução de calor, além de existir também placas especificas para este caso como placas RF  (Resistentes ao fogo)

 

8. O sistema apresenta alguma vantagem econômica?

Muitas. O projeto em drywall pode ser orçado com exatidão, evitando custos e sujeira extra. A espessura reduzida garante uma maior área útil e as reformas são feitas com facilidade. Além disso, todo o conforto e praticidade do material podem ser usados como argumentos e atrativos para uma possível venda.

 

9. Posso aplicar azulejos, pastilhas, ladrilhos hidráulicos e outros revestimentos sobre a parede?

Perfeitamente. A única diferença entre os revestimentos aplicados em drywall e em paredes comuns é o uso de uma massa específica.

 

10. Como funciona a impermeabilização?

O processo de impermeabilização também é similar ao convencional: rebaixam-se os blocos na área a ser impermeabilizada, seguido por um nivelamento e execução da camada protetora.

 

11. Onde ficam as instalações hidráulicas e elétricas?

As instalações ficam dentro das paredes de drywall e podem ser facilmente acessadas através de recortes que dispensam o uso de ferramentas e materiais como cimento, cal e madeira.

 

12. Posso instalar drywall em áreas úmidas?

Há chapas especiais do sistema específicas para áreas úmidas, resistentes à água e fungos, chamados de Placa Verde, por sua coloração esverdeada.

O drywall também é interessante por sua leveza, possibilidade de aplicação sobre piso e contrapiso, e claro, pela maior liberdade e limpeza na hora de projetar e reformar.

As vantagens são muitas, mas é preciso tomar certos cuidados:

  • Não empregar paredes de drywall em funções estruturais;
  • Utilizar materiais específicos para o sistema;
  • Consultar profissionais capacitados sempre que desejar construir ou reformar.​​

 

(Pergunta Bonus)

*E a sobra dos materiais? desperdicio, entulhos e sujeiras na hora de construir?

Iremos resumir tudo em duas imagem comparativas entre o uso de Drywall e Alvenaria.

 

CONSTRUÇÃO

drywall02 construindo-um-calefator-da-alvenaria-o-começo-44872003

REVESTIMENTO

gypsun_reducao ferramenta-especial-para-rebococomo-rebocar-paredesrendbok-17190-MLB20133506269_072014-O

 

QUER VER NA PRÁTICA?

Drywall X Alvenaria

E após você terminar o revestimento é so lixar e pintar?

No caso do Drywall sim,

images

 

Agora na construção em Alvenaria você terá um pequeno detalhe antes de finalizar sua obra:

Lixo-Entulhos-constru----o

Onde colocar e como se livrar de todo o entulho pós obra =/

Posted in Drywall and tagged .

8 Comments

  1. Obrigado Sr Cleverson pelo contato, sim é super fácil a manutenção além de barata, contrário da alvenaria que para qualquer mudança você teria que quebrar a parede gerando entulho e transtorno, já no drywall você faz um corte na placa e depois coloca novamente no lugar fechando com poucas ferramentas.
    Confira como pode ser feito um reparo em uma parede de drywall neste link: http://creativeartdrywall.com.br/como-reparar-placas-de-drywall/
    e volte sempre!

  2. Olá! E possível fazer ampliações residenciais usando o Drywall? Minha casa e térrea e eu gostaria de criar um novo pavimento! E possível criar ele inteiro usando esse tipo de Material? Como estruturar a laje que hoje não é preparada?

  3. Olá Jackeline, tudo bem?
    Primeiramente obrigado por nos enviar sua duvida sobre ampliação, o drywall em sí não se é utilizado para construção do novo pavimento mas sim como fechamento das paredes, forro e demais itens de decoração, para seu caso você pode fazer a utilização de estruturas em Steel Frame para fazer a parte estrutural das paredes e divisórias, contrário seu uso para laje que deve ser reforçado para melhor sustentação.

  4. Ola, gostaria de saber se posso fazer um closet com drywall. As paredes suportariam o peso das roupas?
    Obrigada
    Alfa

  5. Olá! Para uso externo recomendamos o uso de placas cimentícias para total resistenia a chuva e mal tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.